Dia mundial da água, o bem da vida.

Dia da água

Você sabia que hoje é o dia da água? Saiba mais a respeito!

Hoje, dia 22 de março é o
Dia Mundial da Água
. Um dia para repensar e alertar a todos sobre ações para conservar e proteger os recursos hídricos, assim como também discutir medidas que diminuam ou acabem com a poluição e o desperdício de água.

Esses são exercícios que devem ser estimulados em todos os lugares para que as pessoas tenham mais consciência no uso da água.

A água é fundamental para o equilíbrio entre as mais diferentes formas de vida, portanto contribuir para a sua manutenção significa preservar a nossa existência e também a do planeta Terra.

Saiba mais a respeito do Dia Mundial da Água e algumas curiosidades lendo o nosso artigo, lembre-se que conhecimento é poder. Vamos lá?

Dia Mundial da Água

Afinal,

quem definiu

que dia 22 de março seria o Dia Mundial da água?

Foi a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)
através da resolução A/RES/47/193
no dia 22 de fevereiro de 1993, em virtude dos grande índices de poluição ambiental no mundo.

Nesta resolução ficam estabelecidas uma série de medidas que visam a preservação dos recursos hídricos, sendo papel do ser humano cuidar e conservar a água em todo o planeta.

Dia da água

Temas do Dia Mundial da Água

A cada ano que passa, a ONU escolhe

um tema diferente

para ser celebrado no
Dia Mundial da Água. Desde 1994 os temas foram os seguintes:

• 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
  • 1995: Mulheres e Água
  • 1996: Água para cidades sedentas
  • 1997: Águas do Mundo: há suficiente?
  • 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
  • 2016: Água e Empregos
  • 2017: Água Residual
  • 2018: Soluções Naturais para a Água

A temática para o ano de 2019 ainda não foi definida.

Curiosidades sobre a água

No dia mundial da água nada melhor do que lembrar de algumas curiosidades e pontos importantes sobre a água para compreendermos melhor a respeito da sua importância:

• A superfície terrestre é constituída por aproximadamente 70% de água, estando a maior parte dela na forma
    salgada em mares e oceano (97%), restando somente cerca de 3% de água doce no mundo (advinda dos rios),
    sendo que apenas 0,01% é apropriada para consumo.
  • Reduzir em um ou dois minutos o tempo de um banho gera uma economia de três a seis litros de água.
  • 70% do corpo humano é composto de água.

• Segundo estimativas da ONU, 25% da população mundial não têm acesso a água potável.
  • Apesar do Brasil ser um país que detém 12% da água doce do mundo, 58% dos municípios brasileiros não
    dispõem de água tratada.

Comemorar o Dia Mundial da Água

implica em promover ações que disseminam conhecimentos sobre ela, como por exemplo em promover em uma escola círculos de debates, peças de teatro feitas pelos alunos e até mesmo gincanas e brincadeiras.

Gostou do nosso artigo sobre o Dia Mundial da Água? Não deixe de acompanhar o nosso blog e compartilhar nosso post em suas redes sociais.

Até a próxima!