Educação infantil

Segundo a LDB - Art. 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Educação Infantil no Colégio Gardner tem como objetivo perceber e reconhecer o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, afetivas e motoras, bem como a assimilação de conhecimentos necessários para a elaboração de valores éticos e morais.

O Colégio Gardner trabalha em parceria com o Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e para que os professores possam multiplicar suas possibilidades de ensino.

A Proposta para Educação Infantil está contemplada, por meio de eixos norteadores:

LINGUAGENS DE EXPRESSÃO. Plástica, Oral, Escrita, Corporal e Musical.

NATUREZA E SOCIEDADE. Linguagem Afetivo-Social, Ciências e Tecnologia.

MATEMÁTICA. Linguagem Matemática

As turmas da Educação Infantil do Colégio Gardner são divididas em Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5.

As turmas da Educação Infantil no período Matutino são mistas, ficando assim: (Infantil 1 e 2), (Infantil 3, 4) e, (Infantil 5), podendo ser desmembradas durante o ano letivo, conforme o número de alunos.

Conforme Lei nº 12796 de 04 de abril de 2013 – Art. 6º, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.

Sistema de Avaliação - Na Educação Infantil, o registro feito pelo professor sobre os processos de aprendizagem do grupo como um todo e de cada aluno em particular é a fonte de informações que norteará a avaliação. O professor comunica aos pais e os próprios alunos os avanços e conquistas. O portfólio é um dos instrumentos utilizados para produzir esse balanço das aprendizagens, ele é *entregue as famílias ao final de cada bimestre em reunião individual.

GRADE CURRICULAR

MATERIAL DIDÁTICO

O Colégio Gardner trabalha em parceria como Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e os professores multipliquem suas possibilidades de ensinar.

O Programa da Escola da Inteligência é aplicado a partir do Infantil 4 por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos. A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia.

UNIFORMES

É obrigatório o uso diário dos modelos padronizados. Nas aulas de Educação Física, os alunos devem usar a camiseta padronizada, shorts, bermuda ou agasalho padronizado e tênis.

BENEFICIOS EFETUAR MATRÍCULA

Horário curricular estendido (matutino: das 7h30 às 12h15 e vespertino das 13h30 às 18h15)

A Educação Infantil prima pelo estímulo às Inteligências Múltiplas, socializando a uma segunda instituição, sem se descuidar da parte assistencial (Higiene e Alimentação)

Professores e Auxiliares em constante capacitação

Lousa Digital

Musicalização (Professor habilitado)

Sala de Música

Refeitório

Inglês a partir do Infantil 3 (Professor Especialista)

Educação Física a partir do Infantil 1 (Estímulo ao desenvolvimento motor)

Estímulo a Inteligência Emocional

Amigos COC

Avaliação Personificada

Serviço de Nutrição

Horta Escolar

HORÁRIOS
VESPERTINO
ENTRADA SAÍDA
13:30 18:15
MATUTINO
ENTRADA SAÍDA
07:30 12:15
PROJETOS PEDAGÓGICOS

Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que visam estimular as Inteligências Múltiplas – Linguística, Cinestésica, Naturalista, Lógico-matemática, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical – com base nos Princípios Educacionais do Verdadeiro, do Belo e do Bom e no desenvolvimento das Cinco Mentes para o futuro: Disciplina, Sintetizadora, Criativa, Respeitosa e Ética.