Proposta pedagógica

Fundamentado nas Teorias de Henri Wallon, Loris Malaguzzi, com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, o Colégio trabalha a singularidade do aluno na Educação Infantil e Ensino Fundamental, dedicando-se a desenvolver, ao máximo, as habilidades de cada um.

Essa teoria explica que a inteligência não se limita à Lógica e à Linguística – geralmente as mais valorizadas nos sistemas de ensino – uma vez que existem outros tipos de inteligências, como a Espacial, a Corporal, a Interpessoal, a Intrapessoal, a Musical e a Naturalista.

Toda a metodologia do Colégio Gardner, portanto, foi desenvolvida porque acreditamos que, cada vez mais, as pessoas precisam desenvolver diferentes capacidades, habilidades e competências para o sucesso profissional e pessoal.

HOWARD GARDNER

É um psicólogo, professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard – EUA e também professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston, que lançou a Teoria das Inteligências Múltiplas na obra Frames of Mind, de 1983.

Howard Gardner lançou cerca de 20 livros sobre a teoria de que o ser humano possui mais de um tipo de inteligência e por isso os processos de aprendizagem também devem ser individualizados.

Em uma conversa exclusiva com a nossa escola, Gardner enviou uma mensagem para compartilharmos com nossa equipe e com os pais de nossos alunos:

No passado, a educação era feita de uma única forma prescrita. Se assim funcionava para você, tudo bem; se não, você desistiria ou seria retirado do sistema. Houve apenas uma exceção: aqueles que vieram de famílias muito poderosas, que tinham acesso à educação individualizada e personalizada.

Pela primeira vez na história, podemos ter a educação voltada para o aluno individual. Isto é, em parte, porque temos as teorias de como os indivíduos aprendem e que isso acontece de maneiras diferentes. E também, em parte, porque a tecnologia digital permite diversas formas de acesso para importantes áreas do conhecimento.

Estou contente que o Colégio Gardner é capaz de servir as várias habilidades e necessidades dos alunos e agradecido pela honra que concedeu a mim.

Atenciosamente,

Howard Gardner