6° ao 9° ano

Segundo a LDB 9394/96, a Educação Escolar divide-se em educação básica e em educação superior. O Ensino Fundamental, juntamente à Educação Infantil e ao Ensino Médio, compõe a Educação Básica.

O Ensino Fundamental do Colégio Gardner tem como objetivo o estímulo às inteligências por meio de uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação integral de nossos alunos.

Os currículos das disciplinas estão ancorados em referenciais teóricos, desenvolvendo uma proposta de Educação contextualizada, na medida em que abre espaços para que, de fato aconteça a interatividade dos alunos com os conteúdos, de modo a dialogar com a cultura, identidade e os espaços naturais, aos quais se vive. Consolidando assim, o objetivo principal que é o de preparar os alunos para a vida, com riqueza de detalhes sobre os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social, garantindo a estes a liberdade da criação e o aceso às fontes de cultura. Dessa forma damos ênfase às práticas educativas, no desenvolvimento do pensamento sistêmico, ampliando as possibilidades na resolução de problemas.

Os conteúdos são distribuição por Eixos Temáticos orientados para o desenvolvimento das habilidades a fim de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do muno contemporâneo. Prioriza a competência da leitura e da escrita em todas as disciplinas, pois compreende a instituição educacional como espaço de cultura e de articulação de competências e de conteúdos disciplinares.

6º ao 9º ano:Período de aprendizado que favorece a utilização dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

GRADE CURRICULAR

MATERIAL DIDÁTICO

O Colégio Gardner trabalha em parceria como Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e os professores multipliquem suas possibilidades de ensinar.

O Programa da Escola da Inteligência é aplicado a partir do Infantil 4 por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos. A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia.

UNIFORMES

É obrigatório o uso diário dos modelos padronizados. Nas aulas de Educação Física, os alunos devem usar a camiseta padronizada, shorts, bermuda ou agasalho padronizado e tênis.

BENEFICIOS EFETUAR MATRÍCULA

Horário curricular estendido (matutino: das 7h30 às 12h15 e vespertino das 13h30 às 18h15)

A Educação Infantil prima pelo estímulo às Inteligências Múltiplas, socializando a uma segunda instituição, sem se descuidar da parte assistencial (Higiene e Alimentação)

Professores e Auxiliares em constante capacitação

Lousa Digital

Musicalização (Professor habilitado)

Sala de Música

Refeitório

Inglês a partir do Infantil 3 (Professor Especialista)

Educação Física a partir do Infantil 1 (Estímulo ao desenvolvimento motor)

Estímulo a Inteligência Emocional

Amigos COC

Avaliação Personificada

Serviço de Nutrição

Horta Escolar

HORÁRIOS
VESPERTINO
ENTRADA SAÍDA
13:30 18:15
MATUTINO
ENTRADA SAÍDA
07:30 12:15
PROJETOS PEDAGÓGICOS

Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que visam estimular as Inteligências Múltiplas – Linguística, Cinestésica, Naturalista, Lógico-matemática, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical – com base nos Princípios Educacionais do Verdadeiro, do Belo e do Bom e no desenvolvimento das Cinco Mentes para o futuro: Disciplina, Sintetizadora, Criativa, Respeitosa e Ética.