Educação infantil
Segundo a LDB - Art. 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A Educação Infantil no Colégio Gardner tem como objetivo perceber e reconhecer o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, afetivas e motoras, bem como a assimilação de conhecimentos necessários para a elaboração de valores éticos e morais.
O Colégio Gardner trabalha em parceria com o Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e para que os professores possam multiplicar suas possibilidades de ensino.
A Proposta para Educação Infantil está contemplada, por meio de eixos norteadores:
LINGUAGENS DE EXPRESSÃO. Plástica, Oral, Escrita, Corporal e Musical.
NATUREZA E SOCIEDADE. Linguagem Afetivo-Social, Ciências e Tecnologia.
MATEMÁTICA. Linguagem Matemática
As turmas da Educação Infantil do Colégio Gardner são divididas em Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5.
As turmas da Educação Infantil no período Matutino são mistas, ficando assim: (Infantil 1 e 2), (Infantil 3, 4) e, (Infantil 5), podendo ser desmembradas durante o ano letivo, conforme o número de alunos.
Conforme Lei nº 12796 de 04 de abril de 2013 – Art. 6º, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.
Sistema de Avaliação - Na Educação Infantil, o registro feito pelo professor sobre os processos de aprendizagem do grupo como um todo e de cada aluno em particular é a fonte de informações que norteará a avaliação. O professor comunica aos pais e os próprios alunos os avanços e conquistas. O portfólio é um dos instrumentos utilizados para produzir esse balanço das aprendizagens, ele é *entregue as famílias ao final de cada bimestre em reunião individual.
MATERIAL DIDÁTICO
O Colégio Gardner trabalha em parceria como Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e os professores multipliquem suas possibilidades de ensinar.
O Programa da Escola da Inteligência é aplicado a partir do Infantil 4 por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos. A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia.
UNIFORMES
É obrigatório o uso diário dos modelos padronizados. Nas aulas de Educação Física, os alunos devem usar a camiseta padronizada, shorts, bermuda ou agasalho padronizado e tênis.
Horário curricular estendido (matutino: das 7h30 às 12h15 e vespertino das 13h30 às 18h15)
A Educação Infantil prima pelo estímulo às Inteligências Múltiplas, socializando a uma segunda instituição, sem se descuidar da parte assistencial (Higiene e Alimentação)
Professores e Auxiliares em constante capacitação
Lousa Digital
Musicalização (Professor habilitado)
Sala de Música
Refeitório
Inglês a partir do Infantil 3 (Professor Especialista)
Educação Física a partir do Infantil 1 (Estímulo ao desenvolvimento motor)
Estímulo a Inteligência Emocional
Amigos COC
Avaliação Personificada
Serviço de Nutrição
Horta Escolar
VESPERTINO | |
ENTRADA | SAÍDA |
13:30 | 18:15 |
MATUTINO | |
ENTRADA | SAÍDA |
07:30 | 12:15 |
Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que visam estimular as Inteligências Múltiplas – Linguística, Cinestésica, Naturalista, Lógico-matemática, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical – com base nos Princípios Educacionais do Verdadeiro, do Belo e do Bom e no desenvolvimento das Cinco Mentes para o futuro: Disciplina, Sintetizadora, Criativa, Respeitosa e Ética.