Projeto Doação de órgãos

Desde 2016, os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Gardner desenvolvem o projeto ?Doação de órgãos?, apresentando anualmente seus estudos na Feira do Conhecimento.

O projeto surgiu a partir de uma necessidade particular da professora Neli Junckes Welter, quando em 2015, seu esposo recebeu a notícia que precisaria passar por um transplante de fígado. Assim como a maioria das pessoas, a professora nunca havia sequer pensado sobre a necessidade de um transplante, mas vivenciando o dia-a-dia das pessoas que precisam de um órgão, sentiu que precisava fazer alguma coisa. Mas por onde começar? De que forma?  Então surgiu a ideia de trabalhar com seus alunos.

Após diversas pesquisas e debates realizados em sala de aula (com doadores, transplantados, familiares e até pessoas que estão na fila de espera) os alunos se apropriam dos diversos assuntos relacionados à doação, tendo como principal objetivo a conscientização das famílias e de toda comunidade escolar. Refletindo sobre esta causa tão nobre.

Neste ano, a Drª Daniela Serafim Couto Vieira visitou a Feira do Conhecimento e ficou encantada. Encaminhando o projeto, ao diretor do SC Transplantes, Dr Joel Andrade, que convidou os alunos a participarem dos eventos relacionados à importância da doação, em comemoração ao Dia Nacional do Doador e aos 20 anos do SC transplantes no Sebrae e no Hospital Universitário. Foram momentos repletos de aprendizado, comprometimento e muita emoção.

Nosso projeto está ganhando visibilidade, Dr. Joel deseja levar às principais cidades de Santa Catarina.  Temos a certeza de que nosso objetivo está sendo alcançado. Incentivamos e conscientizamos mais e mais pessoas.

Ao falarmos de doação não queremos falar de morte, mas sim, de vida.

Projeto doação de órgãos