Seja Incrível Na Internet

google

O Google está preocupado com a segurança das crianças na internet. De acordo com a sua pesquisa mais recente, o maior medo de 40% dos pais entrevistados é o contato dos filhos com estranhos. E, em média, as crianças ganham seu primeiro smartphone aos 9 anos de idade. Por isso, o gigante da internet resolveu criar um projeto de conscientização online, que inclui também pais e educadores.

O projeto “Seja Incrível na Internet” é uma combinação de game interativo para as crianças, com treinamentos para professores e material didático gratuito para pais e educadores sobre segurança on-line, cidadania digital e ferramentas para melhorar a relação das crianças com o mundo conectado. As orientações foram desenvolvidas com a colaboração de especialistas em segurança online e tem foco em cinco princípios básicos:

Seja inteligente na Internet: Compartilhe com cuidado

Fique atento na Internet: Não caia em armadilhas

Seja forte na Internet: Proteja seus segredos

Seja gentil na Internet: É legal ser gentil

Seja corajoso na Internet: Na dúvida, fale com alguém

O objetivo levar conhecimento às crianças de 8 a 11 anos e preparar pais e educadores para lidar com o tema. Para abordar as crianças de forma divertida, o Google criou um jogo online gratuito e que pode ser acessado de qualquer navegador: o Interland, onde as crianças têm a possibilidade de combater inimigos (hackers, phishers, oversharers e bullies), sendo bons cidadãos virtuais.

Para os educadores, o Google vai disponibilizar um material de apoio que pode ser usado em sala de aula. Por exemplo, os alunos podem identificar se websites e e-mails contêm sinais de tentativa de phishing. Os planos de aula buscam orientar os educadores a definir habilidades para ações seguras e positivas online. Os educadores poderão baixar o material na página do projeto. Além disso, há a intenção de realizar treinamentos presenciais em determinadas cidades, capacitando cerca de 6 mil educadores.

E para o conteúdo chegar até as famílias destas crianças, o Google pretende fazer parcerias com influenciadores digitais, com a expectativa de impactar cerca de 500 mil pais e professores no Brasil.

Clique aqui, acesse o site do projeto e ajude a promover o conhecimento pela segurança das criança na internet.