Carregando

Blog

Top 10 brincadeiras ao ar livre para as férias

Escola

Verão, férias escolares, nada melhor do que aproveitar a época mais aguardada do ano para brincar e se divertir ao ar livre. Confira nossas dicas para garantir a diversão da criançada nestas férias.

Dicas de férias

Brincadeiras na rua trazem benefícios para as crianças que vão além da simples diversão. Elas estimulam a criatividade, promovem o contato com a natureza, com outras crianças e também contribuem para a saúde. A exposição ao sol, sem exageros, é necessária para o crescimento saudável. O ambiente natural também ajuda no desenvolvimento de anticorpos para que se tornem mais resistentes a doenças.

Separamos neste artigo algumas sugestões de atividades que podem ser facilmente praticadas por crianças e adultos em parques, praças, nas ruas e playgrounds ou qualquer espaço aberto e seguro, sem a necessidade de grandes estruturas ou equipamentos sofisticados.

Confira as dicas abaixo e boa diversão!

  1. Cabo de Guerra

Para brincar de cabo de guerra são necessárias, no mínimo, duas crianças. Mas a brincadeira fica mais divertida se tiver mais gente. A turma é dividida em dois grupos iguais, onde cada grupo segura de um lado da corda e puxa. Ganha o time que, puxar mais a corda para o seu lado em determinado período de tempo ou até ultrapassar uma marca determinada no chão.


  1. Tanque de areia

Os pequenos adoram manipular objetos com as mãos. Na areia - pode ser em um parquinho ou mesmo na praia - são construídos castelos, esculturas, estradas, pontes, escavações e o que a imaginação permitir com apenas um baldinho e uma pá.


  1. Barquinho de papel

Brincadeiras na água são uma ótima pedida para o verão. Fazer barquinhos de papel é uma atividade que une pais e filhos. Os pais podem ensinar os filhos a construir e personalizar o barquinho e depois testar os inventos na piscininha ou no tanque. É diversão garantida.

  1. Banho de chuva

No verão, mesmo os dias de chuva podem ser divertidos ao ar livre. Quando a chuva é fraquinha, sem raios, e não está frio, as crianças podem brincar na chuva sem problemas. Sempre com a supervisão de um adulto.


Dicas de férias

  1. Subir em árvore

Subir em uma árvore sozinha é uma grande aventura para a criança. Estimula a força, equilíbrio e coordenação motora. Depois do objetivo atingido, a satisfação e o orgulho são enormes.


  1. Cabra-cega

Outra brincadeira em grupo muito divertida. Na cabra-cega, uma das crianças fica de olhos vendados e dá vários giros para dificultar sua orientação enquanto as outras ficam ao redor. Em seguida, a criança vendada deve tentar tocar alguém. Quem ela tocar, será a próxima cabra-cega e assim a brincadeira continua.


  1. Pular corda

Pular corda é sempre divertido. Conforme se ganha prática, pode se aumentar a velocidade e o grau de dificuldade fica cada vez mais desafiador.


  1. Andar de bicicleta

Ter uma bicicleta ainda é o sonho de muitas crianças. Mas hoje em dia é possível pedalar mesmo sem ter uma. Em muitos lugares é possível alugar uma bike e ter garantidas algumas horas de muita diversão.


  1. Frescobol

Uma das atividades mais simples e divertidas de se praticar com as crianças na praia é o frescobol. Uma bolinha e duas raquetes é o que basta para a brincadeira. O segredo é praticar para não deixar a bolinha cair.


  1. Bolha de sabão

Misture uma porção de água para meia de detergente, depois é só pegar uma argola ou um equipamento próprio para fazer bolhas e soprar contra o vento e ver a mágica acontecer.


Anterior Próxima