Escritores ilustres: William Shakespeare


Shakespeare




Você sabe quem foi o dramaturgo e poeta Willian Shakespeare?





No dia 23 de abril de 1564, nasceu em Stratford-Avon, na Inglaterra, o poeta e dramaturgo
William Shakespeare
. E faleceu na mesma cidade e país em 23 de abril de 1616.

Até hoje suas peças continuam bastante conhecidas e populares, sendo constantemente encenadas, interpretadas e estudadas em todo o mundo.

Autor de diversas peças, mais de uma centena de sonetos e poemas narrativos, suas obras pertencem ao “patrimônio mundial” da dramaturgia, tendo sido encenadas versões delas no teatro, cinema, na televisão e tendo participações e menções em diferentes clássicos da literatura.

Agora, de que maneira se dividiu a obra de William Shakespeare? É isso que iremos saber ao longo deste artigo.


Shakespeare


Fases da carreira de William Shakespeare

A
primeira fase
da carreira deste ilustre dramaturgo, foi marcada em especial por peças de
comédia ou embasada em personagens ou eventos de relevância histórica
.

Este, foram gêneros que Shakespeare elevou a outro patamar de complexidade, sofisticação e talento, isso ao fim do séc. XVI.

Passada esta fase, o dramaturgo inglês se dedicou a compor somente
tragédias,
até meados de 1608, entre as mais famosas estão
Macbeth, Hamlet, entre outras
.

Podemos considerar essa, provavelmente, sua fase mais incisiva e importante, pois dela surgiram obras que até hoje estão entre as mais importantes da língua inglesa.

Já em sua
derradeira e última fase da carreira
, William dedicou-se a escrever apenas peças que podemos classificar nos gêneros da
tragicomédia ou romances
. Além de ter colaborado em peças com outros dramaturgos.

Aclamado pelos românticos e pelos vitorianos no séc. XIX, as obras, peças e o nome de William Shakespeare sempre serão, constantemente, lembrados e reinterpretados por diferentes movimentos e artistas.


Gostou do nosso texto sobre William Shakespeare? Passe adiante o que você aprendeu com ele compartilhando-o em suas redes sociais!

Até breve!




Este site utiliza cookies para proporcionar uma navegação melhor e mais personalizada. Através deles entendemos quais conteúdos mais te interessam e fornecemos anúncios e sugestões de acordo com o seu perfil e localização. Importante: Por vezes, trazemos conteúdos de plataformas externas, como Spotify e outros. Nesses casos, o não aceite dos cookies do Colégio Gardner não impede que eles coletem dados similares a partir das páginas onde estão associados. Para obter mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.