Hoje, dia 18 de abril, comemoramos o aniversário de um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira, o paulista
Monteiro Lobato.
Para comemorarmos esta data
,
neste texto contaremos um pouco sobre a vida, umas das principais obras e curiosidades desse talentoso escritor brasileiro.
Em 18 de abril de 1882 na Província de São Paulo, na cidade de Taubaté, nascia José Bento Renato Monteiro Lobato, época do Brasil Império. E que veio a falecer no dia 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo.
Ele se notabilizou, em vida, por ter sido escritor, ativista, produtor financeiro e diretor.
Lobato publicou diversas obras, realizou a tradução e adaptação de alguns clássicos da literatura estrangeira para o português, como por exemplo Alice no País da Maravilhas, Robinson Crusoé, Contos de Grimm, entre outros.
Literatura infantil
Apesar de ter escrito obras tanto de literatura para adulto, quanto para a literatura infantil,
foram as obras de literatura infantil
que fizeram o escritor paulista ser conhecido no Brasil e no mundo, entre essas obras uma que merece bastante destaque é a
Coleção do Sítio do Picapau Amarelo.
Aliás, o que chama a atenção nas obras infantis de Monteiro Lobato é sua escrita ser marcada por uma linguagem simples e fácil de entender, em histórias que combinam elementos da realidade e da ficção.
Coleção Sítio do Picapau Amarelo
Dentre as obras de Monteiro Lobato, sem sombra de dúvidas, às referentes a Coleção do Sítio do Picapau Amarelo foram as que tiveram mais sucesso.
As obras dessa coleção foram adaptadas diversas vezes para o teatro, a televisão e o cinema, que fez com que elas ficassem ainda mais famosas.
Os personagens dessas obras são bastante conhecidos, entre eles: Emília, a boneca de pano que fala e tem sentimentos, Pedrinho, que seria a ??representação?? de Lobato na infância, o Visconde de Sabugosa, um sábio sabugo de milho com atitudes adultas, a Cuca, que é a vilã das obras e um personagem do folclore brasileiro e o Saci Pererê, outro personagem do folclore brasileiro.
A Coleção do Sítio do Picapau Amarelo criada pelo escritor paulista tem ao todo 23 volumes, cada um publicado em um ano diferente. São eles:
-
Dom Quixote das crianças.
-
Fábulas.
-
A Chave do Tamanho.
-
Peter Pan.
-
O Picapau Amarelo.
-
Viagem ao céu.
-
Histórias Diversas.
-
História do Mundo para as Crianças.
-
Memórias da Emília.
-
Histórias de Tia Nastácia.
-
Geografia de Dona Benta.
-
História das Invenções.
-
O Saci.
-
Emília no País da Gramática.
-
Serões de Dona Benta.
-
O Minotauro.
-
Aritmética da Emília.
-
Reinações de Narizinho.
-
O Poço do Visconde.
-
A Reforma da Natureza.
-
As Aventuras de Hans Staden.
-
Os doze trabalhos de Hércules (dois volumes).
-
Caçadas de Pedrinho.
Por sua extensa obra bibliográfica e suas contribuições para a literatura infantil, Monteiro Lobato acabou recebendo até o Prêmio da Academia Brasileira de letras.
Curiosidades sobre Monteiro Lobato
Após conhecer uma das principais obras de Monteiro Lobato, é hora de revelarmos algumas curiosidades a respeito desse talentoso escritor paulista.
Você pode até saber que existem inúmeras homenagens no Brasil a Monteiro Lobato, mas você sabia que o município em que ele passou parte de sua juventude também se chama Monteiro Lobato, para homenagear o escritor?
Além disso, na cidade de Taubaté, existe o Museu Monteiro Lobato, que fica localizado no Sítio de Pica-pau Amarelo, que fica no centro da cidade e destina-se a manter viva a vida e a obra do escritor taubateano.
São Paulo, capital paulista, há a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, cuja fundação ocorreu no dia 14 de abril de 1936.
Gostou do nosso texto? Não deixe esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e participar, registrando o seu comentário.
Até breve!