Acreditando que a Cultura Açoriana é muito rica em tradições, surgiu a ideia do Projeto para a Feira do Conhecimento. É interessante que as crianças conheçam um pouco desta Cultura, que além de ser muito rica e variada, influencia o cenário cultural da região.
Na grande Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramoias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas.
A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixes, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças e festas, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no boi mamão. Dentre as festas vale ressaltar também as religiosas, como a de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.
Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casário colonial e nas igrejas seculares que remete as festas religiosas. A literatura se enriqueceu com as quadrinhas, o pão-por-Deus, os provérbios, as cantigas e lendas. Não podemos esquecer também do modo de falar do “manezinho”, que se caracteriza por um som cantado e por uma alta velocidade de flexão de voz.