1° ao 5° ano

Segundo a LDB 9394/96, a Educação Escolar divide-se em educação básica e em educação superior. O Ensino Fundamental, juntamente à Educação Infantil e ao Ensino Médio, compõe a Educação Básica.

O Ensino Fundamental do Colégio Gardner tem como objetivo o estímulo às inteligências por meio de uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação integral de nossos alunos.

Os currículos das disciplinas estão ancorados em referenciais teóricos, desenvolvendo uma proposta de Educação contextualizada, na medida em que abre espaços para que, de fato aconteça a interatividade dos alunos com os conteúdos, de modo a dialogar com a cultura, identidade e os espaços naturais, aos quais se vive. Consolidando assim, o objetivo principal que é o de preparar os alunos para a vida, com riqueza de detalhes sobre os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social, garantindo a estes a liberdade da criação e o aceso às fontes de cultura. Dessa forma damos ênfase às práticas educativas, no desenvolvimento do pensamento sistêmico, ampliando as possibilidades na resolução de problemas.

Os conteúdos são distribuição por Eixos Temáticos orientados para o desenvolvimento das habilidades a fim de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Prioriza a competência da leitura e da escrita em todas as disciplinas, pois compreende a instituição educacional como espaço de cultura e de articulação de competências e de conteúdos disciplinares.

1º ao 5º ano:Período de muito aprendizado e de constantes mudanças. Fase em que a formação escolar deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e de buscar o que é inédito. Associando os conteúdos curriculares com as múltiplas inteligências, com uma estrutura interativa, proporcionamos situações ao aluno a navegar em busca do conhecimento. Neste novo contexto, os alunos são conectados à realidade, estimulados a desenvolver habilidades e competências, compartilhar e trocar ideias com outros alunos

Informações MATRÍCULA

MATERIAL DIDÁTICO

O Colégio Gardner trabalha em parceria como Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil  nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e os professores multipliquem suas possibilidades de ensinar.

O Programa da Escola da Inteligência é aplicado a partir do 1º ano, por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos. A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia

Com o suporte do PES English, acompanhamos todo o processo educacional, utilizando um composto de materiais estimulantes para alunos (a partir do Infantil 3) e professores, que instigam a curiosidade, trazem elementos multiculturais e promovem a aquisição do inglês de maneira dinâmica e contextualizada, desenvolvido por editoras internacionais de renome.

UNIFORMES

É obrigatório o uso diário dos modelos padronizados. Nas aulas de Educação Física, os alunos devem usar a camiseta padronizada, shorts, bermuda ou agasalho padronizado e tênis.

BENEFICÍOS

 Horário curricular estendido (matutino: das 7h30 às 12h15 e vespertino das 13h30 às 18h15)

 Professores e Auxiliares em constante capacitação

 Lousa Digital

Musicalização

Cantina Escolar

Inglês (3 aulas semanais)

Educação Física

 Estímulo a Inteligência Emocional

Dança Educativa

 Avaliação Personificada

 Serviço de Nutrição

 Horta Escolar

 

HORÁRIOS

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que visam estimular as Inteligências Múltiplas – Linguística, Cinestésica, Naturalista, Lógico-matemática, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical – com base nos Princípios Educacionais do Verdadeiro, do Belo e do Bom e no desenvolvimento das Cinco Mentes para o futuro: Disciplina, Sintetizadora, Criativa, Respeitosa e Ética.