Nutrição

A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito da Educação Nutricional, principalmente, das diferentes escolhas por alimentos hipercalóricos e nutritivos. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e atualizam-se a história de vida, as experiências e as vivências de professores e de alunos, além do próprio conhecimento formal.

Através da assessoria de um profissional Nutricionista (CFN Resolução nº 419/2008), para auxiliar na reeducação alimentar de todos os alunos do Colégio Gardner e colaboradores, esta vem promover a qualidade de vida, colaborando para a construção da Educação Nutricional.

Algumas legislações vigentes na área da Nutrição, que o Colégio observa:
Lei CFN nº 8.234/1991 que regula a profissão do profissional nutricionista e cita as atividades privativas do profissional como o planejamento, a organização, a direção, a supervisão e a avaliação dos serviços de alimentação e de nutrição; educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições privadas; implantação de um Programa de Educação Alimentar e Nutricional, entre outras.

A Resolução CFN nº 380/2005 que dispõe sobre as áreas de atuação e suas atribuições, sendo que, na Alimentação Escolar, gerará a educação nutricional junto aos indivíduos ou grupos populacionais, considerando as interações e os significados que compõem o fenômeno do comportamento alimentar, para aconselhar mudanças necessárias a uma readequação dos hábitos alimentares.

O Marco Referencial de Educação Alimentar e Nutricional e a Lei Nº 15.265/2010 instituem o Programa de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil nas instituições de ensino privadas do Estado de Santa Catarina.

O Colégio Gardner abre mais um diferencial no atendimento aos Portadores de Patologias e Deficiências Associadas à Nutrição, tais como diabetes, dislipidemias, doença celíaca, anemia ferropriva, entre outras, que requerem a atenção especial do nutricionista no planejamento de uma dieta individualizada que atenda o aporte nutricional compatível com o seu estado fisiopatológico.
Msc. Francine Ferrari / Nutricionista / CRN 10 – 0441