Carregando

Ensino

Ensino Fundamental I

Segundo a LDB 9394/96, a Educação Escolar divide-se em educação básica e em educação superior. O Ensino Fundamental, juntamente à Educação Infantil e ao Ensino Médio, compõe a Educação Básica.

O Ensino Fundamental do Colégio Gardner tem como objetivo o estímulo às inteligências por meio de uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação integral de nossos alunos.

Os currículos das disciplinas estão ancorados em referenciais teóricos, desenvolvendo uma proposta de Educação contextualizada, na medida em que abre espaços para que, de fato aconteça a interatividade dos alunos com os conteúdos, de modo a dialogar com a cultura, identidade e os espaços naturais, aos quais se vive. Consolidando assim, o objetivo principal que é o de preparar os alunos para a vida, com riqueza de detalhes sobre os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social, garantindo a estes a liberdade da criação e o aceso às fontes de cultura. Dessa forma damos ênfase às práticas educativas, no desenvolvimento do pensamento sistêmico, ampliando as possibilidades na resolução de problemas.

Os conteúdos são distribuição por Eixos Temáticos orientados para o desenvolvimento das habilidades a fim de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do muno contemporâneo. Prioriza a competência da leitura e da escrita em todas as disciplinas, pois compreende a instituição educacional como espaço de cultura e de articulação de competências e de conteúdos disciplinares.

1º ao 5º ano: Período de muito aprendizado e de constantes mudanças. Fase em que a formação escolar deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e de buscar o que é inédito. Associando os conteúdos curriculares com as múltiplas inteligências, com uma estrutura interativa, proporcionamos situações ao aluno a navegar em busca do conhecimento. Neste novo contexto, os alunos são conectadas à realidade, estimuladas a desenvolver habilidades e competências, compartilhar e trocar ideias com outros alunos e nunca deixar de aprender.

Grade Curricular

Material didático

O Colégio Gardner trabalha em parceria como Sistema de Ensino COC, que possui tecnologias e materiais preparados para os desafios de um novo tempo. A partir do Infantil 2 ao 9° ano, nossos alunos têm acesso a este material didático especial, que foi pensado e desenvolvido para que tenham o melhor preparo e os professores multipliquem suas possibilidades de ensinar.
Além do Material Didático (impresso) os alunos terão acesso ao: - Portal COC Educação; - Plantão Online; - ClassBuilder; - Lousa Digital; - Tecnologia 3D; - Material Didático Digital; - Amigos COC. A usabilidade de cada item está descrita no site do colégio.
Cada aluno, conforme segmento matriculado receberá uma senha de acesso ao: GENNERA EDUCACIONAL, LEITURA E COMPANHIA, PASSAPORTE COC (Plantão Online, Portal COC Educação e Amigos COC).
Livros Didáticos e Paradidáticos – Escolhidos de acordo com os Projetos e conteúdos para cada faixa etária.
E também o Colégio adotou o Programa da Escola da Inteligência, que é aplicado a partir do Infantil 4 ao 9° ano por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos. A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia.

Uniformes

É obrigatório o uso diário dos modelos padronizados. Nas aulas de Educação Física, os alunos devem usar a camiseta padronizada, shorts, bermuda ou agasalho padronizado e tênis.
  • Benefícios

    Horário curricular estendido (matutino: das 7h30 às 12h15 e vespertino das 13h30 às 18h15)

    Professores formados e em constante capacitação

    Artes Musicais (Professora Especialista)

    Sala de Música

    Dança Educativa (Professora Especialista)

    Aulas de Ciências (Especialista em Biologia)

    Estímulo a Inteligência Emocional

    Leitura e Cia (Leitura virtual com acompanhamento simultâneo)

    Lousa Digital

    Classbuilder

    Sala 3D

    Proerd

    4 Avaliações Nacionais (a partir do 4° ano)

    Avaliação Personificada: Semanalmente, as turmas do Ensino Fundamental e Médio passam pela avaliação de tarefas. Esta permite detectar precocemente qualquer dificuldade no acompanhamento do conteúdo apresentado pelos professores, proporcionando ao aluno e a família conhecer e solucionar suas dificuldades.

  • Horários

    Matutino Entrada Saída 07:30 12:15
    Vespertino Entrada Saída 13:30 18:15
  • Projetos Pedagógicos

    Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que visam estimular as Inteligências Múltiplas – Linguística, Cinestésica, Naturalista, Lógico-matemática, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical – com base nos Princípios Educacionais do Verdadeiro, do Belo e do Bom e no desenvolvimento das Cinco Mentes para o futuro: Disciplina, Sintetizadora, Criativa, Respeitosa e Ética.
Efetuar matrícula