Escritores ilustres: William Shakespeare

Shakespeare

Você sabe quem foi o dramaturgo e poeta Willian Shakespeare?

No dia 23 de abril de 1564, nasceu em Stratford-Avon, na Inglaterra, o poeta e dramaturgo
William Shakespeare
. E faleceu na mesma cidade e país em 23 de abril de 1616.

Até hoje suas peças continuam bastante conhecidas e populares, sendo constantemente encenadas, interpretadas e estudadas em todo o mundo.

Autor de diversas peças, mais de uma centena de sonetos e poemas narrativos, suas obras pertencem ao “patrimônio mundial” da dramaturgia, tendo sido encenadas versões delas no teatro, cinema, na televisão e tendo participações e menções em diferentes clássicos da literatura.

Agora, de que maneira se dividiu a obra de William Shakespeare? É isso que iremos saber ao longo deste artigo.

Shakespeare

Fases da carreira de William Shakespeare

primeira fase
da carreira deste ilustre dramaturgo, foi marcada em especial por peças de
comédia ou embasada em personagens ou eventos de relevância histórica
.

Este, foram gêneros que Shakespeare elevou a outro patamar de complexidade, sofisticação e talento, isso ao fim do séc. XVI.

Passada esta fase, o dramaturgo inglês se dedicou a compor somente
tragédias,
até meados de 1608, entre as mais famosas estão
Macbeth, Hamlet, entre outras
.

Podemos considerar essa, provavelmente, sua fase mais incisiva e importante, pois dela surgiram obras que até hoje estão entre as mais importantes da língua inglesa.

Já em sua
derradeira e última fase da carreira
, William dedicou-se a escrever apenas peças que podemos classificar nos gêneros da
tragicomédia ou romances
. Além de ter colaborado em peças com outros dramaturgos.

Aclamado pelos românticos e pelos vitorianos no séc. XIX, as obras, peças e o nome de William Shakespeare sempre serão, constantemente, lembrados e reinterpretados por diferentes movimentos e artistas.

Gostou do nosso texto sobre William Shakespeare? Passe adiante o que você aprendeu com ele compartilhando-o em suas redes sociais!

Até breve!