Carregando

Blog

Dia da conservação do solo: 15 de abril

Escola

Dia da conservação do solo O dia nacional da conservação do solo é ocasião perfeita para compreendermos a importância do solo para a manutenção do clima e da vida. Neste artigo abordaremos aspectos relacionados a essa temática, como por exemplo sua melhor definição.


O Brasil é um país extenso territorialmente e que tem a agricultura como uma de suas principais matrizes econômicas.


Logo é fundamental promover o uso sustentável do solo. Só Assim, é possível garantir um solo mais fértil, com mais nutrientes e mais resistente.


Lembrar do dia da conservação do solo implica em levantar os impactos atuais causados pela ação humana aos solos.


Mas antes disso, devemos estabelecer a definição do que é de fato a conservação do solo.

O que é a conservação do solo?

Trata-se da mescla de técnicas,práticas que são aplicadas na promoção do uso sustentável do solo para atividades ligadas a agricultura, como por exemplo o plantio.


Os principais problemas causados ao solo

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 33% dos solos do mundo sofrem com:

  • Erosão;

  • Salinização;

  • Compactação;

  • Acidificação;

  • Contaminação.


Todos esses problemas acabam colaborando para surgimento de enchentes e na perda de fertilidade dos solos.


Degradado, o solo passa a absorver menos o carbono presente na atmosfera, interferindo diretamente no clima do planeta.


Agora, vamos adentrar um pouco mais sobre dois dos maiores problema.

Erosão

Se formos levar em conta apenas a erosão, os números são alarmantes: cerca de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo acabam sendo eliminados a cada ano.


Tal fato, afeta bastante a produtividade de qualquer cultura agrícola e na capacidade de armazenagem de carbono pelo solo.


Inclusive, se mantivermos o ritmo atual mais de 253 milhões de toneladas de cereais deixarão de serem produzidos até 2050.


E se você pensa que o Brasil não sofre com a erosão, está muito enganado. Entre os maiores problemas encontrados nos solos brasileiros estão a erosão, desequilíbrio de nutrientes, perda de absorção de carbono, entre outros.

Acidificação  

A acidez do solo também é outra séria ameaça para a produção de alimentos no planeta. A acidificação é principalmente causada por causa de desmatamentos e da realização da agricultura intensiva.


Em linhas gerais, acidificação do solo trata-se de um procedimento químico onde há uma significativa redução do pH do solo.


Além da erosão e da acidificação, os solos brasileiros também sofrem com a poluição e a salinização.

Dia da conservação do solo e reflexões

No dia da conservação do solo, devemos entender que quando utilizado de maneira sustentável,o solo ajuda a diminuir a quantidade das alterações climáticas.

Isso porque ele é responsável por sequestrar o carbono e outros gases prejudiciais, que causam o efeito estufa.

É fundamental investir na educação de pequenos e médios agricultores, para promover o melhor uso do solo.


Outra frente também é investir em fiscalização e estruturar melhor os mecanismos de fiscalização , como o IBAMA, para coibir o desmatamento e empresas que poluem o solo.


Bom frisar também, que a legislação precisa acompanhar os novos tempos e punir adequadamente os reais culpados por usarem inadequadamente o solo ou por poluírem ele, para que não voltem a cometer os mesmos problemas.


E claro, devemos todos fazer a parte que nos cabe, conscientizando as pessoas do nosso círculos pessoal e familiar e colaborando para a construção de uma cultura que preza pelo uso sustentável do solo.


Gostou do nosso artigo sobre o dia da conservação do solo? Compartilhe ele e suas redes sociais e passe adiante essa informação.


Anterior Próxima