Cardápio de verão: conheça 5 opções de alimentos essenciais para a estação

O calor do verão pode causar desidratação e perda de apetite, ainda mais entre as crianças que são muito ativas e acabam gastando mais energia do que absorvem. Por isso é importante garantir uma alimentação adequada para as crianças durante o período de férias. Listamos aqui 5 alimentos recomendados para o verão que seus filhos vão adorar.

Cardápio de verão



1. Melancia

Quem não gosta de melancia suculenta e refrescante? Hoje em dia elas podem estar disponíveis durante todo o ano nos supermercados, mas consumir no verão é ainda mais especial. Compostas de 92% de água, as melancias são ótimas para hidratação e também ajudam a eliminar toxinas do corpo. A presença de vitamina A contribui para manter a pele saudável e com boa aparência.



2. Tomates

Aqui vai uma curiosidade: você sabia que os tomates são cientificamente classificados como fruta e não como vegetais? Isso mesmo. Além de saboroso, o tomate tem propriedades que contribuem para proteger a pele, algo como um filtro solar natural. Pode ser servido em fatias cruas em saladas ou até mesmo como suco.




3. Pepino

Muito presente na mesa dos brasileiros, o pepino combina perfeitamente com os dias de verão: é refrescante, tem sabor suave e textura crocante. O pepino é um alimento pouco calórico, bastante nutritivo e é frequentemente usado para o preparo de saladas. Picles e pequenas tiras de pepino cru podem ser servidas como aperitivo. Ambas as formas, crua e em conserva, também são utilizadas como recheio em lanches.


pepino

4. Iogurte

O iogurte é um alimento saudável que fornece energia, equilibra a flora intestinal, combate radicais livres e também reforça a imunidade. É uma excelente opção para o verão, mas dê preferência aos naturais ou feitos em casa. Pode ser consumido com frutas em pedaços, batido com frutas e mel ou ainda em receitas de bolos e temperos para saladas.

5. Água de Coco

Entre crianças e adultos, a água de coco é um sucesso com seu sabor suave e refrescante. Contém potássio, eletrólitos e muitos nutrientes que ajudam a manter o corpo hidratado e saudável. A melhor opção é sempre comprar cocos frescos e extrair a água na hora do consumo para preservar seus nutrientes.